Roverandom (Martins Fontes, tradução de Waldéa Barcellos, 2003, 127 páginas), de J.R.R. Tolkien narra a história de um cãozinho que foi enfeitiçado pelo mago Artaxerxes e virou um cão de brinquedo, e que por conta disso vive muitas aventuras. Depois do feitiço ele é dado de presente à um menino que o perde na praia. E ao conhecer outro feiticeiro é que começam as aventuras de Rover, pois Psamatos Psmatides, o feiticeiro da areia o envia para Lua e lá ele vive muitas aventuras junto de outro cão chamado Rover e passa a se chamar Roverandom, depois de muito tempo na lua, Rover retorna à praia e logo depois viaja para o fundo do mar para procurar o mago que o enfeitiçou para tentar voltar a ser de verdade. Lá ele vive mais aventuras até poder retornar à sua antiga dona e ter uma surpresa.
Tolkien escreveu esta história em 1925 para consolar seu filho, Michael que durante as férias na praia perdeu seu cãozinho de brinquedo e hoje 85 anos depois ela ainda encanta. É uma leitura leve mas primorosa, bem característica de Tolkien, com ótimas e ricas descrições, seres mágicos e muita aventura.
Esta leitura faz parte do desafio literário, cujo tema de fevereiro é um livro que nos remeta aos contos de fada. Veja outras resenhas aqui.
estrelinhas coloridas…
Eu AMO Tolkien, e por acaso este eu nunca li. Gostei da resenha e agora fiquei com saudade de Tolkien e vou querer ler este também, com certeza.
Laura esse não é TãO conhecido como SdA, e é uma leitura muito gostosa, muitas pessoas criticam por ser infanto-juvenil, mas achei bem legal!
estrelinhas coloridas…
Ahhh, meu Deus, mais um livro pra minha estante. Vc acredita que eu ainda não li nada de Tolkien? Minha amiga Kari diz para eu tomar vergonha na cara e ler… rsrsrs!!!
Bjjjs. 😉
Não acredito mesmo que nunca leu nada do Professor 😀 ele é ótimo, eu comecei com O Hobbit e não me arrependi foi uma ótmo preparo para SdA!
estrelinhas coloridas…
Cada história linda que a gente fica conhecendo por intermédio do desafio. Estou amando essa experiência. Esse livro parece ser uma fofura. Obrigada por compartilhá-lo!
Beijocas
Nem me fale Vivi, o que a minha lista de desejos literários cresceu por conta do desafio não é brincadeira não 😀 o livro é mesmo uma fofura!
estrelinhas coloridas…
Adorei a resenha e fiquei imaginando a história….lindo…lindo….parabéns…bjus elis!!!!!!
Obrigada Elis, o livro é uma delícia mesmo!
estrelinhas coloridas…
Eu imagino que este livro tenha um tom mais Hobbit ou até mais infantil, já que foi pro filho dele, como foi o caso do Hobbit no começo. Com certeza irei comprar em algum ponto.
Báh Laura é bem mais infantil que Hobbit, mas é muito bom também 😀
estrelinhas coloridas…
Delícia. Estou com esse livro na lista faz um tempão, e adorei a sua resenha, que me deixou com mais vontade ainda de lê-lo. Amo Tolkien!
E sua resenha ficou ótima, como sempre.
Eu também fiquei com ele por aqui um tempao dando sopa, inclui ele no desafio para me obrigar a ler mesmo, e valeu muito a pena!
estrelinhas coloridas…
Tolkine é o meu nº 1, sempre. Fiquei com muita vontade de ler esse.. PArece ser legal!!!
Kézia, Tolkien é mesmo tudo de bom. Leia mesmo é um livro super gostoso!
estrelinhas coloridas…
Mi, esse é meu livro favorito do Tolkien. E não porque é o mais fácil de ler huahauhua
Ele é encantador, parece que tu é uma criancinha sentada no chão, de frente pro autor, e ele tá te contado a história de uma forma apaixonante. Gosto dele justamente por ser simples. É um livro lindo =]
É livro lindo mesmo, quando eu estava lendo o meu piá se interessou pela história, vai ser o próximo livro “de capítulos” que vamos ler juntos! Quando leio ele tenho esta mesma sensação que o Tolkien está sentado junto de mim me contando a história… ai, ai,ai… muito bom!
estrelinhas coloridas…
Muito lindinha esta história. Adorei. Ela