≃ galeria de ex-libris ≃

O  “ex-líbris”  é  uma marca (pode ser etiqueta ou carimbo) que se coloca dentro dos livros, como sinal de propriedade.

Bastante utilizada por livreiros a partir do século XVI, o “ex-líbris” é um desenho que, eventualmente acompanhado por alguma frase em latim, identifica o proprietário do livro. Não raro, os motes continham um jogo de palavras, do tipo “Libro libertas” ou “Seja livre o homem por meio dos livros”.

Além de denotar preocupação artística, o “ex-líbris” tinha e tem por objetivo identificar o dono do volume em caso de desvio ou furto.

7 thoughts on “≃ galeria de ex-libris ≃

  • 13 de August de 2011 at 13:54
    Permalink

    Lindos Ex-libris, os conheci através de uma amigona. Acho que é uma das maneiras de conservar a particularidade entre o leitor e o livros (viajei agora em!..rs.). Lindo blog!
    Att.,
    Luks

    • 17 de August de 2011 at 12:03
      Permalink

      Oi Luks!
      Não acho que tu tenhas viajado não, o ex libris é mesmo um elo entre livro e leitor e que bom que gostou da galeria 😉
      estrelinhas coloridas…

  • 14 de August de 2011 at 13:21
    Permalink

    Maravilhosa a coleção de Ex Libris.

    A Biblioteca Pública do Paraná lançou, há alguns anos, um livro em capa dura com a coleção de todos os que constavam em seu catálogo (não sei se ia além disso). Fiquei curioso de volta, depois de ver isso aqui no teu blog, e vi, na Estante Virtual, por 150 reais. Caro pra dedéu!

    Os únicos livros que tenho que possuem Ex Libris são minhas duas coleções de Desventuras em série (em inglês e em português). Mas não tive coragem de colocar meu nome no espaço reservado a isso. =P

    • 17 de August de 2011 at 12:06
      Permalink

      Carambolas atômicas R$ 150? Caro mesmo… mas fiquei com uma vontade de ter hehehehehe… Eu também não tive coragem de colocar o meu nome nos Ex libris da coleção Desventuras em série… eu achei demais a ideia do livro já vir com ele 😉

  • 8 de April de 2012 at 20:17
    Permalink

    Ex-libris, dos livros, ou d abiblioteca de alguém.
    Será que entendi bem?
    Estou aprendendo aqui.
    Abraço de Luz e Paz.

Comments are closed.