Foto de bulliver, no Flickr, sob licença Creative Commons
Tu sabes o que é um Bibliotemplo?! Não? É claro que não, eu cunhei este termo quando a minha querida scrapper friend Ana, do blog Colorida Vida me mostrou a Biblioteca Central de Vancouver (Vancouver Public Library). A Ana mora lá e vive falando em seus posts sobre a biblioteca e num texto sobre os as olimpíadas de inverno ela disse que almoçou na biblioteca, eu tive um síncope de curiosidade, como assim almoçou na biblioteca, pois então a Ana me apresentou a esta magnífica biblioteca. E dessa conversa toda me surgiu a idéia de fazer artigos aqui no bibliophile sobre estes lugares encantadores, que fazem à nós bibliófilos nos sentirmos em casa, que nos fazem brilhar os olhos e palpitar o coração.
A Ana me contou que a Biblioteca de Vancouver é na verdade um conjunto de várias bibliotecas, a Central e outras 15 menores espalhadas pela cidade. A central é majestosa, possui sete andares, um só dedicado a Literatura Infantil, com várias atividades. O acervo é de cerca de 1,3 milhões de itens, pois é esse número impressiona não?! E tem mais: o prédio foi desenhado por Moshe Safdie e possui um telhado ecológico de aproximadamente 1850m² que foi criado pela paisagista Cornelia Oberlander.
Bom com esta biblioteca magnífica vou inaugurar mais uma categoria aqui no blog, a dos bibliotemplos, sejam eles bibliotecas, livrarias, sebos ou até mesmo bancas.
No Flickr tem um grupo que reúne fotos da Biblioteca, passeando por lá podemos ter uma dimensão do que é a magnitude do lugar:
Fotos de daniela.bartosova, no Flickr, sob licença Creative Commons
Fotos de selva, no Flickr, sob licença Creative Commons
Ana querida obrigada pela inspiração e pelas informações.
estrelinhas coloridas…
Oi Mi,
Que lugar lindo é esse….
Bj e um ótimo domingo!
Oi querida, nós leitores apaixonados nos encantamos com lugares assim não?!
estrelinhas coloridas…
Adorei seu blog!!! Eu que sou super amante da literatura, fiquei fascinada com essa biblioteca. Acho que melhor que uma livraria, só uma biblioteca. rsrsrs!!!
Como vc não possui o recurso de seguiidores, vou coloca-la nos favoritos e vir visita-la sempre.
Bjjjs!
Olá, obrigada pela visita e pelo comentário. É um lugar fascinante mesmo, eu ainda estou estarrecida com a grandiosidade da Biblioteca de Vancouver!
estrelinhas coloridas…
Hahaha… legal, teremos os bibliotemplos de sexta agora? 😀
Gostei da nova categoria Mi, e realmente impressiona, eu que já me encanto dentro de uma megastore, num lugar desses então…
Não só pelo que possui mas o interior é muito legal!
Pois é guri não resisti e criei mais um monstro pra mim alimentar…. espero com todas as minhas forças achar muitos bibliotemplos por ai!
estrelinhas coloridas…
Ei Mi,
Meu Deus é linda demais não é? Se eu fosse la acho que não saia mais não, estou boba.
Maravilhosa a ideía desta sessão, adorei demais.
bjoo
Nanda lugares assim são o paraíso dos bibliófilos 😀
estrelinhas coloridas…
Que biblioteca linda! Deve ser fascinante. Pena que não tem uma dessas aqui 🙁
:*
É linda mesmo nã?! Eu fique fascinada desde que Ana me mostrou… um dia ainda vou lá!
estrelinhas coloridas…
Ah, que bacana, Mi! Muito legal mesmo! E com certeza tem muitas dessas espalhadas pelo mundo. Pena que no Brasil não tem nada parecido, não que eu conheça. A idéia de biblioteca que eu tenho no Brasil é a do Rio de Janeiro, um lugar que remete a coisas velhas, antigas, ultrapassadas. NADA parecido com essa de Vancouver. Eu só não passo dia inteiro lá porque não dá com as meninas pequenas. 🙂 Mas é uma delícia mesmo! Tem gente que vai pra lá estudar. Tem computadores e acesso a internet gratuitos para membros da biblioteca e é gratuito fazer o cartãozinho de membro.
Oi Ana, agora que “conheci” esta fiquei com gosto de quero mais, mas sabe que agora que tu falou que nunca viu nada parecido no Brasil, me lembrei que inauguraram este ano no antigo presídio carandiru uma biblioteca super moderna, e linda! Dá uma olhada aqui: http://bsf.org.br/2010/02/07/biblioteca-de-sao-paulo-carandiru/
estrelinhas coloridas… e obrigada ;D
Nooosa! O que é essa biblioteca? Que coisa mais maravilhosa!