Livraria Miragem

livraria miragem2 São Francisco de Paula, tem pouco mais de 20 mil habitantes e fica a 112km da capital gaúcha, mas lá nos Campos de Cima da Serra tem uma livraria digna de grandes metrópoles. Mas não é só uma livraria, é materialização do sonho de dona Luciana, uma simpática senhora, adoradora de literatura russa.

Miragem, é assim que se chama a livraria, e é isso mesmo que ela parece imponente na na avenida principal da cidade, não se resume à um comércio de livros, é um templo, um bibliotemplo onde a leitura é exaltada em cada prateleira, em cada namoradeira a disposição dos clientes.

livraria miragem4 Logo na entrada da livraria existe uma homenagem a Carlos Wortmann, primeiro professor da cidade, nomeado em 1903. Os móveis são feitos de madeira de demolição, antes desprezados nos fins de reformas. E o que era um simples lixo, dona Luciana transformou em arte. Integrando os 2 mil metros quadrados está a Casa de Chá, onde são servidos lanchinhos naturais, tudo feito com folhagens e frutas orgânicas.

livraria miragem3As crianças que freqüentam o local são privilegiadas, para elas foi projetada uma sala cheia de livros e brinquedos um banheiro todo adaptado para os pequenos também foi pensado na hora da construção, o lugar é tão especial que agrada mesmo até os crescidos.

Nos fundos do pátio interno da livraria, uma réplica do primeiro banco da cidade funciona como um museu, que conta a história da cidade por meio de quadros e objetos.

Enfim, Miragem é muito mais que uma livraria, é um bibliotemplo , incrustado em uma cidadezinha do interior gaúcho, que já virou até mesmo atração turística.

 

livraria miragem5

 

livraria miragem6

 

livraria miragem11

 

livraria miragem12

 

   livraria miragem 8

0 thoughts on “Livraria Miragem

  • 3 de July de 2010 at 23:41
    Permalink

    Olá Mi, que lugar maravilhoso que você descobriu!!! Maravilha de post! Estou programando uma viagem com minha família para no carnaval de 2011 nós fugirmos para as serras gaúchas (Gramado, Canela, Caxias do Sul) e agora estou pensando seriamente ir até São Francisco de Paula (pelo que me informei são apenas 40 km de Canela) para visitar essa maravilha!
    Saberia me dizer se esta livraria teria um site?

    Abraço!

    Reply
    • 5 de July de 2010 at 12:42
      Permalink

      Báh Newstein que legal essa programação, eu adoro as três cidades, minha irmã mora em Gramado, eu já morei em Caxias do Sul e vivo por lá, são lugares ótimos. Te aconselho mesmo ir à São Chico, é um lugar belíssimo e fica bem pertinho mesmo, acho que vale a pena a visita sim. A livraria não tem site próprio, o que é uma pena. Se precisares de mais informações é só pedir.

      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 4 de July de 2010 at 00:08
    Permalink

    Que lugar lindo e fofo!!! Existe mesmo ou é “miragem”. Nossa, que lugar gostoso! Esse sempre foi meu “sonho de criança quando dizia que queria morar em uma livraria”, essa seria a minha casa!!!
    BJo

    Reply
    • 5 de July de 2010 at 12:48
      Permalink

      É miragem não é Miragem!! Linda demais guria… eu morava ai facinho, facinho…

      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 4 de July de 2010 at 00:28
    Permalink

    Que perfeita! Adorei! É o típico lugar que eu adoraria morar.

    Reply
    • 5 de July de 2010 at 12:49
      Permalink

      Imagina só morar ai… *incontáveis suspiros*…

      estrelinhas coloridas…

      Reply
    • 5 de July de 2010 at 12:55
      Permalink

      Celly querida é mesmo apaixonante!

      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 6 de July de 2010 at 03:03
    Permalink

    Adorei! Eu estava programando viagem para São Chico nesse inverno e essa informação veio bem a calhar. Se a viagem sair conto como foi conhecer a Miragem.

    Que sonho de livraria.

    Reply
    • 9 de July de 2010 at 16:22
      Permalink

      Báh Dani vai mesmo que é coisa linda de se ver, e ó quero fotos de ti lá viu!!!

      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 7 de July de 2010 at 17:51
    Permalink

    Mi do céu, que coisa mais maravilhosa! Adorei! adoraria conhecer um lugar assim. Se fosse turista não iria ver mais nada, apenas a Miragem já me satisfaz. Pena que não existe um lugar assim em cada cidade. Acho que todos os cidadãos tem direito a ser tratado assim, como seres que podem e devem pensar…
    Feliz de vc que pode morar lá.

    Reply
    • 9 de July de 2010 at 16:46
      Permalink

      Maria minha cara é mesmo um lugar fantástico, e para além de ser uma grande livraria tem toda a história dela que é linda!

      estrelinhas coloridas…

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *