Livraria Lello e Irmão

LELLO E IRMAO O Bibliotemplo de hoje fica na cidade do Porto, em Portugal e é certamente uma das mais belas e magníficas livrarias que existem, apresento para vocês:  Livraria Lello e Irmão.

Em estilo neogótico, um amplo arco abatido, cuja entrada se divide numa porta central, ladeada por duas montras que constituem os verdadeiros expositores públicos da Livraria. Sobre este arco, há uma janela tripla, fechada na platibanda e separada das pilastrasDos lados da janela, destacam-se duas figuras pintadas, da autoria de José Bielman, simbolizando uma a Arte e a outra a Ciência.

LELLO E IRMAO2

E se a fachada já é de uma beleza impressionante quando adentra-se o interior da livraria, o visitante sente-se envolvido por um ambiente acolhedor, onde pontificam os livros e uma decoração impressiva. Salão amplo, com uma galeria que dá acesso a uma escada ornamental, onde correm algumas mesas que servem para exposição dos livros. Bancos em madeira e revestidos a couro e estantes a toda a altura desta sala perfazem o espaço interior próprio de uma livraria atual, mas que guarda a memória do passado.

LELLO E IRMAO3

Nos pilares, à esquerda e à direita, distinguem-se os bustos de ilustres homens de letras: Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Tomás Ribeiro, Teófilo Braga e Guerra Junqueiro. Obra do escultor e distinto artista Romão júnior, estão cobertos por baldaquinos, em estilo gótico. No centro da livraria, o famoso vitral com o ex-libris da família Lello e a sua divisa “Decus in Labore” (Dedicação no Trabalho).

LELLO E IRMAO4

Não sendo uma livraria especializada, a riqueza desta livraria está no magnífico espólio de livros antigos publicados pela casa Lello Editores, que precedeu a sua criação. Ela foi merecidamente considerada Patrimônio Nacional de Portugal.

Aqui tem um artigo que conta a história completa deste lindo Bibliotemplo.

0 thoughts on “Livraria Lello e Irmão

  • 18 de July de 2010 at 12:55
    Permalink

    Nossaaaaaaaaaa que sonho um lugar desses! Eu me perderia ai por horas. Vc ja leu aquele livro “A Sombra do vento”? No livro fala de uma biblioteca, e eu imaginei parecida com essa!
    Bjo

    Reply
  • 19 de July de 2010 at 14:20
    Permalink

    O Real Gabinete, aqui no Rio, lembra bem essa livraria. A diferença é que é uma biblioteca pública.
    Amei, amei, fiquei morta de curiosidade pra conhecer a livraria, ainda mais porque sou doida pra conhecer Portugal.
    E você me deu uma idéia, vou fazer um post sobre o Real Gabinete no meu blog, pra quem não for do Rio ter uma idéia do quanto é agradável estudar lá =)

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *