a melhor cena que você já leu
Sem dúvida foi escrita por Jane Austen em Orgulho e Preconceito, o exemplar mais antigo que tenho do livro tem até um vício na lombada de tanto que ele foi aberto neste trecho:
"… Caminharam em direção à casa dos Lucas, pois Kitty queria fazer uma visita a Maria. E, depois que Kitty os deixou, Elizabeth continuou resolutamente com Darcy. Chegara agora o momento de executar o seu plano. E, antes que a sua coragem fraquejasse, falou:
— Mr. Darcy, sou uma criatura muito egoísta. E, a fim de aliviar as incertezas dos meus sentimentos, vou talvez ferir os seus. Não posso adiar por mais tempo a obrigação de lhe agradecer a sua inestimável intervenção a favor de minha irmã. Desde que soube o que o senhor tinha feito, fiquei ansiosa por uma ocasião de lhe manifestar a minha gratidão. E, se as outras pessoas da minha família o soubessem, não lhe falaria apenas em meu nome.
— Sinto imensamente — replicou Darcy, num tom de surpresa e emoção — que tenha sido informada de um fato que, mal interpretado, poderia causar-lhe contrariedade. Julguei que podia confiar na discrição de Mrs. Gardiner.
— Não deve culpar a minha tia. Foi por uma leviandade de Lydia que eu soube que o senhor se tinha envolvido no caso; e naturalmente não descansei até conhecer todos os detalhes. Deixe-me agradecer novamente, em meu nome e no da minha família, pela generosidade com que agiu, sofrendo toda a sorte de incômodos e mortificações.
— Se quiser me agradecer — respondeu ele —, faça-o apenas em seu próprio nome. Não nego que o desejo de lhe causar prazer tenha contribuído também para o que fiz. Mas a sua família não me deve nada. Respeito-a muito, mas creio que foi só em você que pensei.
Elizabeth ficou tão embaraçada que não soube o que responder. Depois de uma curta pausa, seu companheiro acrescentou:
— Tenho a certeza de que é generosa demais para fazer pouco-caso dos meus sentimentos. Se os seus são ainda os mesmos que manifestou em abril passado, diga-o imediatamente. Minha afeição permanece inalterada; basta porém uma única palavra sua para fazer com que me cale para sempre.
Elizabeth, sentindo a difícil e aflitiva situação em que Darcy se encontrava, se esforçou para falar. E, embora de forma hesitante, deu-lhe a entender imediatamente que os seus sentimentos tinham passado por tão grande transformação desde o período a que ele aludira, que agora podia aceitar as suas declarações com prazer e gratidão. A felicidade que essa resposta causou em Darcy foi a maior que até então conhecera. E ele a exprimiu nos termos mais calorosos que o seu coração de apaixonado pôde encontrar. Se Elizabeth tivesse podido levantar os olhos, teria visto que a felicidade de Darcy se refletia no rosto, infundindo-lhe uma animação que o tornava belo. Se não podia ver, Elizabeth, no entanto, podia ouvir. E Darcy lhe revelou a importância que o afeto de Elizabeth tinha para ele. E a cada momento o seu amor crescia de importância aos olhos de Elizabeth."
Orgulho e Preconceito, Capítulo 58, pg. 370 (edição L&PM Pocket)
estrelinhas coloridas…
Belíssima escolha…
Obrigada moça, pela visita e pelo carinho de sempre 🙂
estrelinhas coloridas…
eu nunca li.. nunca assisti.. e me sinto péssima por isso..
parece simplesmente único.. muito boa a escolha..
bjs
Dani é sempre tempo de ler Jane Austen, é mesmo uma obra unica.
estrelinhas coloridas…
Essa cena é linda mesmo! Dá até um friozinho na barriga só de imaginar, né?!
😀
Ah dá mesmo um friozinho na barriga, eu adoro 🙂
estrelinhas coloridas…
Nossa, Jane Austen é sem comentários!!! Maravilhosa!!
Oi moça… Jane Austen é mesmo super, super… adoro com todas as minhas forças, fiquei feliz de saber que tu gostas também 🙂
estrelinhas coloridas…
Ai não, Mi!!! Eu tava lendo as respostas pra pergunta desse dia do meme pra ver o que o povo escolheu e parei aqui. Eu tô lendo esse livro agora e ainda não cheguei nessa parte! hehehehehe Já cheguei na parte que ele se declara, li no final que eles se casam e to me roendo pra terminar o resto e ver como a Elizabeth muda de idéia… e agora chego aqui. hehehehhe 🙂
Bjs!
Ah querida acho que eu devia ter colocado aviso de spoiler lá no início hehehehe Eu amo esse livro de paixão, estou com um paperback dele em inglês, uma das minhas metas é ler ele no original, deve ter um sabor muito peculiar!
estrelinhas coloridas…