Coisas Frágeis

“Acho que posso afirmar sempre ter suspeitado que o mundo fosse uma farsa barata e tosca, um péssimo disfarce para algo mais profundo, mais esquisito e infinitamente mais estranho, e de alguma forma sempre ter sabido a verdade”

Eu adoro saber o que inspira os escritores e já na introdução de Coisas Frágeis, Neil Gaiman me brindou com breves relatos de qual foi a motivação para a escrita de cada um dos nove contos do volume, que vão de Sherlock Holmes a Crônicas de Nárnia com uma parada em Matrix.

Um dos contos que mais gostei foi “A vez de outubro”, primeiro porque ele traz uma história dentro de outra história, e segundo porque nela os meses do ano se reúnem em torno de uma lareira para contar e ouvir histórias, segundo Gaiman a história que Outubro conta foi um exercício para a escrita do excelente Livro do Cemitério.

Ainda não li Deuses Americanos, cujo personagem Shadow aparece no conto O monarca do vale, mas isso não interferiu na leitura, adorei o conto e não me senti perdida na leitura, nele Shadow vive uma aventura na Escócia, onde é contratado para ser segurança em uma festa estranha. A história é uma homenagem ao poema épico Beowulf – que já virou filme com roteiro do próprio Neil Gaiman.

Gostei muito de saber que Gaiman também se incomodou com o final da personagem Susan, de Crônicas de Nárnia e que criou uma versão “alternativa” para ela. Um estudo em esmeralda, claramente inspirado em Conan Doyle também é uma releitura excelente e foi escrita a partir do pedido do amigo Michael Reaves: “Quero um história que junte Sherlock Holmes e o mundo de H. P. Lovecraft” o conto é muito bom e em 2004 ganhou merecidamente o Prêmio Hugo como melhor conto.

Gaiman sempre me surpreende, ler suas obras nunca é entediante, os contos deste volume não fogem à regra e me proporcionaram momentos ótimos. A variedade de temáticas também é um ponto positivo pois empregam à leitura um ritmo fluido e leve.

Contos:

Um Estudo em Esmeralda
A Vez de Outubro
Lembranças e Tesouros
Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch
O Problema de Susan
Golias
Como Conversar com garotas em Festas
O Pássaro-do-Sol
O Monarca do Vale

GAIMAN, Neil. Coisas Frágeis. Tradução Michelle de Aguiar Vartuli. São Paulo: Conrad, 2010.

0 thoughts on “Coisas Frágeis

  • 1 de March de 2011 at 10:34
    Permalink

    Ei Mi,

    Nossa esta capa é marcante, não conhecia este livro. Fiquei muito curiosa para ler o conto sobre Narnia, tbm não gostei do final da personagem.

    bjo

    Reply
    • 4 de March de 2011 at 08:10
      Permalink

      Essa capa é mesmo impactante, se tu tiveres oportunidade leia Gaiman mesmo ele é o cara! Mas eu sou suspeita para falar sou fã panfletária hehehehe…
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 1 de March de 2011 at 11:58
    Permalink

    Também fiquei curiosa quanto ao livro, ultimamente aliás, tenho colocado vários do Gaiman em minha longa (e infinita) lista…
    Beijos

    Reply
    • 4 de March de 2011 at 08:16
      Permalink

      Olá Roberta!
      Gaiman é um dos meus autores prediletos então imagina se não fico feliz sabendo que tu tens ele na tua lista hehehehe… ah essas nossas listas infinitas… a minha já saiu de controle faz tempo 😀
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 1 de March de 2011 at 17:52
    Permalink

    Oi Mi!
    Eu estou com pelo menos uns 5 livros do Neil Gaiman me esperando. Minha última aquisição do autor foram os 2 volumes de “Coisas frágeis” e estou ansiosa. Espero ler pelo menos “Coraline” ainda este ano.

    Beijos!

    Reply
    • 4 de March de 2011 at 08:18
      Permalink

      Olá Kelly! Coraline é muito bom leia mesmo, mas ó não deixe os outros esperando muito não Gaiman é ótimo 🙂
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 4 de March de 2011 at 16:53
    Permalink

    Eu fiquei com muita vontade de ler esse livro! Valeu pela dica!
    Bjs

    Reply
    • 8 de March de 2011 at 17:54
      Permalink

      Olá Paula! Para quem gosta de fantasia, Coisas Frágeis é um livro muito especial.
      estrelinhas coloridas…

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *