Meme Literário 2012 – Dia 11

Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro?Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?

Pergunta interessante e com resposta complexa. Acho que primeiro é preciso diferenciar aquilo que é gosto pessoal de crítica literária, e isso e fundamental porque é fácil cairmos em achismos quando falamos de forma passional de nossos escritores e obras prediletos, eu tenho obras prediletas que são claramente livros de qualidade literária inferior, mas que dizem muito para mim, e não os considero “grandes livros”. Do outro lado da moeda já li algumas obras que são simplesmente fantásticas do ponto de vista da qualidade literária mas que não me tocaram, não fizeram meu coraçãozinho literário palpitar de emoção, isto posto, vamos as características que para mim fazem um livro ou um escritores serem grandes:
– Criatividade e trabalho duro são o que fazem um bom escritor. Um sujeito com uma ótima ideia que não se dedique ao trabalho duro não escreverá um grande livro e um cara que apenas  trabalha duro, mas não abre a mente para o mundo também não.
– Um grande livro é aquele que de alguma maneira nos leva à reflexão, ao questionamento, que mexe com nossas convicções que nos põe a pensar, mesmo que tudo isso venha revestido pelo simulacro da comédia, do irreal e do fantástico.

0 thoughts on “Meme Literário 2012 – Dia 11

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *