Ler para crescer

Esses dias me dei conta de que nunca falo das minhas leituras com o guri aqui no blog e elas são leituras tão deliciosas que agora terão um dia só pra elas. As resenhas “Ler pra cerscer” vão ser de livros infantis e começamos com uma das últimas leituras.

0-m_8570259752 Mast e o planeta azul (UFRGS, 2009, 32 páginas), texto de Sônia Coppini e ilustrações de Dudu Sperb Nos conta a história de Mast, uma máquina superpoderosa que fica no Planetário de Porto Alegre e tem a capacidade de enxergar o céu bem lá no alto.

E é através dos “olhos” de Mast que vamos descobrindo como é nosso sistema solar, passeamos pelos planetas que o formam, conhecemos suas particularidades.

Também presente na leitura está a temática da preservação, dos cuidados com a Terra. Uma das partes mais interessantes é quando somos “transportados” para outras eras e descobrimos como a Terra foi quando nem existiam homens ainda, quando os dinossauros habitavam o planeta.

É uma leitura divertida, leve e bastante informativa. As ilustrações são bonitas e dialogam com o texto, contribuindo para a antecipação da leitura por parte dos pequenos em fase de alfabetização.

Este livro foi elaborado pela equipe do Planetário da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e é obra obrigatória nas escolas públicas brasileiras.

estrelinhas coloridas…

0 thoughts on “Ler para crescer

  • 8 de May de 2010 at 01:47
    Permalink

    Oi, Mi
    Muito boa sua ideia; se minha filha não estivesse em uma onda de ler só gibis tb iria fazer um post desse..bjs

    Reply
    • 11 de May de 2010 at 18:09
      Permalink

      Ah Lia mas faz dos gibis mesmo, eu adoro HQ, tenho várias…

      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 8 de May de 2010 at 22:11
    Permalink

    Adorei tudo que aqui li.
    Posso linkar seu BLog?
    beijos
    wacinom

    Reply
    • 11 de May de 2010 at 18:17
      Permalink

      Com certeza podes linkar o Bilbiophile, 😀

      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 9 de May de 2010 at 02:03
    Permalink

    Adoro literatura infantil e, inclusive, minha monografia será sobre esse tema. Adorei o post.

    Bjs.

    Reply
    • 11 de May de 2010 at 18:19
      Permalink

      Báh que legal! Qual é o recorte da tua pesquisa? Me interessei demais 😀

      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 11 de May de 2010 at 01:41
    Permalink

    Livros desse estilo são altamente necessários na educação das crianças. Conscientizá-las das necessidades de preservação do meio ambiente ao mesmo tempo em que as educa de maneira literária, deveria ser algo comum em nossas escolas…
    Mas adorei o post!

    Reply
    • 11 de May de 2010 at 18:26
      Permalink

      Oi Laura, obrigada pela visita e pelo comentário. Livros são mesmo essenciais na formação das crianças, uma pena que sempre vemos isso sendo praticado nas escolas!

      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 12 de May de 2010 at 17:21
    Permalink

    Que ótima novidade Mi ! Li muito com o Gui quando pequeno e hoje ele é um leitor voraz, além dos momentos juntos que sempre estarão na memoria, o aprendizado e incentivo a leitura foram permanentes…vale muito a pena ler com nossas crianças ! Agora ele já está com 16 anos e ainda trocamos idéias sobre leituras, até estamos começando um projeto de lermos um livro juntos, como num sarau de leitura uma vez por semana, kkk ! Beijão !

    Reply
    • 13 de May de 2010 at 20:17
      Permalink

      Báh que bacana este teu projeto com o Gui. Fico feliz que tenhas gostado da nova “sessão”. O guri está empolgado, dando vários pitacos em quais os livros que devem vir parar aqui no blog.

      estrelinhas coloridas…

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *