Crônicas do Mundo Emerso – A Garota da Terra do Vento

[…] é o menor e mais afastado país do Mundo Emerso. Localizado no Oeste, de um lado é fechado pelo Saar, o Grande Rio, e do outro é ameaçado pela Grande Terra. Não há um só lugar de onde não se veja a alta torre da Fortaleza, a morada do Tirano. Como sombria e onipresente ameaça, ela domina a vida de todos os habitantes da área. Lembra a todos que não há lugar onde a mão do Tirano não possa alcançar. Apesar disto, o reino ainda continua parcialmente livre.

Relatório anual do Conselho dos Magos, fragmento.

Uma das minhas fontes mais prolíficas de indicações literárias é sem dúvida o Fórum Meia Palavra, a cada visita são feitos acréscimos na lista de futuras leituras, e foi lá que ouvi falar de “As Crônicas do Mundo Emerso” da escritora italiana Licia Troisi e como o tópico do livro tinha uma discussão bem interessante resolvi conferir a trilogia.

No primeiro livro, “A garota da terra do vento” conhecemos Nihal, uma menina cuja vida se resume a passar os dias entre as torres da cidade com sua turma de garotos, brincando de ser guerreira, ela está acostumada a vencer sempre, mas um dia é desafiada por um garoto estranho chamado Senar e pela primeira vez perde uma luta. Esta derrota a leva a decidir que precisa aprender magia, pois acredita que só perdeu porque Senar é um mago. É isso que a leva a descobrir que tem uma tia chamada Soana que além de maga também é conselheira do Conselho dos Magos do Mundo Emerso. Mas antes de iniciar seu treinamento em magia ela tem é surpreendida pela presença de Senar que também é aprendiz de Soana.

Mas os problemas pessoais de Nihal são nada comparados à guerra em que O Mundo Emerso está imerso, o vilão conhecido como Tirano criou seres chamado fâmins única e exclusivamente para comporem seu exército e a fúria dele alcança a Terra do Vento, lançando Nihal em uma aventura muito maior do que ela jamais imaginou.

Gostei muito da história, a narrativa é dinâmica e fluída, não existem digressões nem pontas soltas, nada está ali por acaso tudo tem sentido e pertinência para o desenrolar da história e isso me conquistou muito. A linguagem a princípio me causou um certo estranhamento principalmente pelo uso do tu, ao invés de você e veja bem isso é bastante curioso porque eu estranhei um livro escrito da mesma forma que eu falo apenas por que isso não é usual, mas no decorrer da leitura isso acabou criando uma identidade muito forte para a mim.

Licia criou personagens fortes e com dilemas aprofundados que enriquecem a obra de tal forma que até mesmo o contexto bastante comum do universo fantástico, com magia, dragões e guerras não ofusca a riqueza da história que ela construiu.

TROISI, Licia. Crônicas do Mundo Emerso: Livro 1 – A Garota da Terra do Vento. Tradução de Mario Fondelli. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

0 thoughts on “Crônicas do Mundo Emerso – A Garota da Terra do Vento

  • 12 de April de 2011 at 08:27
    Permalink

    Oi Mi,
    Tembém li esse é amei. Estou louca para saber como será o livro do Senar, só que não comprei na promoção da submarino e na biblioteca não tem 🙁
    beijos

    Reply
    • 12 de April de 2011 at 21:25
      Permalink

      Oi Cris, eu já terminei a trilogia e adorei, logo sai a resenha de A missão de Senar 🙂
      estrelinhas coloridas…

      Reply
    • 12 de April de 2011 at 21:28
      Permalink

      Olá Raquel!
      Obrigada pelo gentil comentário e pela indicação para o “Estantes de Quinta”, fico feliz que tu gostes do blog.
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 13 de April de 2011 at 10:22
    Permalink

    Ei Mi,

    Sempre ouço ótimos comentários sobre esta série, tenho muita vontade de ler, mas a fila ta gigante então não comprei ainda.

    Adorei a resenha ^^

    bjo

    Reply
    • 22 de April de 2011 at 11:44
      Permalink

      Ai Nanda sabe que eu também tenho evitado colocar mais coisas na lista, a coitada está tão gigantesca que eu tinha que receber salário só para ficar lendo e nem sei se assim teria como ler tudo hehehehehe… Ó mas essa trilogia vale muito a pena mesmo, se puder confere ela 🙂
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 15 de April de 2011 at 11:01
    Permalink

    Mi eu já tinha lido resenhas sobre esta série, mas confesso que ainda não tinha me dado aquela curiosidade de ler, mas vc conseguiu. Achei interessante este lance de não ser o você e sim o Tu, nunca li livro assim antes, certeza que vou lembrar de você quando ler rsss.

    Beijocas

    Vivi
    Filmes, livros e séries
    http://www.filmeslivroseseries.com

    Reply
    • 22 de April de 2011 at 12:46
      Permalink

      Oi Vivi que bom que te deixei curiosa, para quem gosta de fantasia essa trilogia é um prato cheio, e ela vive em promo no submarino, depois quero saber tua opnião 🙂
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 23 de April de 2011 at 22:50
    Permalink

    Eu comprei os 5 livros dessa série de presente para minha prima, mas ainda não peguei emprestado para ler. Já li comentários bons e outros nem tanto sobre a história, mas vou ler para ver o que acho. Gostei dos seus comentários, já me animei novamente!
    Bjocas

    Reply
    • 24 de April de 2011 at 22:00
      Permalink

      Ah pega emprestado com a prima e confere, eu adorei mesmo, também já li resenhas bem negativas, mas dessas que li nenhuma tinha embasamento e justificativa que me desanimassem de ler, ainda bem 🙂
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • Pingback: Retrospectiva Literária 2011 |

  • 22 de February de 2012 at 02:23
    Permalink

    o que eu achei interessante nessa autora é que ela ñ deixou o mundo inexplorado e pouco profundo como diz outra resenha q li logo antes de começar a ler o livro. ela começa a construção desse mundo e so termina em sua utima trilogia: Lendas do mundo emerso que vem logo apos Guerras do mundo emerso que tambem deixa um pouco mais amplo seu mundo. bacana tbm é q ela desenvolveu a personagem visando sua personalidade assim como suas características físicas e seus atps na sociedade, e o mais impressionante é q ela fez isso em todas suas personagens. mto boa escritora e se vc le so a primeira triçogia perde quase td q esse universo totalmente novo tem a oferecer. e ainda tenho q parabenizar a resenha, mto boa!

    Reply
    • 28 de February de 2012 at 01:33
      Permalink

      Olá @akinow, realmente são histórias muito bem construídas e que encantam pela profundidade da narrativa e das personagens. Obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado da resenha.
      estrelinhas coloridas…

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *