Como uma das minhas temáticas prediletas dentro da bibliofilia é o “ex libris” hoje volto a falar deles, mais especificamente dos tipos de “ex libris”.
Diversos estudiosos dividem os “ex libris” em quatro categorias:
1) Etiquetas: não trazem imagens além do nome do proprietário, e podem ser acompanhado de ornamentos. Nesta categorias temos como exemplo o “ex libris” do artista Wandy Warhol.
2) Armoriados ou heráldicos: quando o motivo principal do desenho consiste de brasões ou insígnias de indivíduos, cidades, associações etc. Um exemplo muito bonito desta categoria é o “ex libris” de António Pinheiro Marques
3) Simbólicos: quando trazem imagens que traduzem ideias, lemas de vida, ocupações etc., que não tenham caráter heráldico. Esta categoria é bastante ampla e como exemplo temos o “ex libris” do médico Richard Irwin Darnell:
4) Paisagísticos: quando reproduzem cenas rurais, urbanas, marinhas etc. ligadas afetivamente ao possuidor dos livros. Nesta categoria destaco como exemplo o “ex libris” de M & D McBurney.
Quando um “ex libris” pode ser enquadrado em mais de uma categoria ele é chamado de misto.
Muito interessante a imagem tipo etiqueta do Wandy Warhol, um estilo que tem um pouco de clássico e moderno ao mesmo tempo, se é que tal coisa é possível!
Ei Kovacs e não é mesmo que o clássico e o moderno conversam nesta etiqueta do Wharol hehehehe… é uma das minhas prediletas.
estrelinhas coloridas…
Oi Mi!
Adorei o post! Fiz um blog sobre livros ontem, e deixei o seu link como dica de leitura na postagem.
http://convitealiteratura.blogspot.com/2011/07/litteris.html
Até mais.
Oi Aléxia! Já visitei teu blog e adorei. Obrigada pela indicação 😉
estrelinhas coloridas…
Hummmmm… legal, adorei o post. E descobri que o meu es libris é totalmente “paisagístico”, especialemente pelo valor sentimental. Beijos, Mi!
Denise querida que bom que o post te ajudou descobrir qual o tipo do teu ex libris… e o valor sentimental dele é o que o torna tão especial, adoro a história do teu ex libris 😉
estrelinhas coloridas…
Bah, muito bom! Como deves te lembrar, sou fascinado por “ex libris”!
E como não iria lembrar querido se foi esse fascínio pelos “ex libris” que fez com que nos conhecessemos 😉
estrelinhas coloridas…
Lindos, ainda vou mandar fazer um para mim, quando tiver a minha biblioteca em casa – no dia em que eu for RYCA! suahsuahsuahsuahsuahsu³
Ei Paola não precisa ser rica não, dá para ter um ex libris mesmo que tu tenhas apenas um livro, o que duvido muito hehehehehe…
estrelinhas coloridas…
Pingback: Links e Notícias da Semana #45
Ah eu já tenho um, mas quero um exclusivo e pra isso só sendo ryca mesmo! asuhaush
Mas olha só tu queres dizer um com desenho exclusivo feito pra ti? Eu conheço várias pessoas que mandaram fazer com ilustradores e que não sairam caro não. Ai em Santa Cruz não tem nenhum desenhista bacana não? Se tu não conhece nenhum procura pela net.
estrelinhas coloridas…
Adorei o post! Muito legal conhecer mais sobre os ex-libris. Estou com meu projeto emperrado até hoje, mas até o fim do ano sai!
O meu será do tipo simbólico…^^
Bjocas
Carol tá que tá esse teu ex libris hein? Tô na maior curiosidade para saber como vai ficar 😀
estrelinhas coloridas…
Oi!
Gostaria de te sugerir o seguinte site:
http://exlibris.aulas.pro.br
Acredito que tu vais gostar! caso goste e quiser divulgar, eu iria me sentir muito honrado!
Abraço e parabéns pelo site!
paulo
Olá Paulo!
Adorei mesmo, obrigada pela visita e pela gentil indicação, logo falarei de ti por aqui 🙂
estrelinhas coloridas…