Meme Literário – Dia 06

Dia 06 – Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros? Conte como foi.

Mãe e Pai são os grandes responsáveis pelo meu total e descontrolado amor pelos livros. Lembro de ser bem pequena e minha mãe já me levar na Feira do Livro de Porto Alegre e de ter um livro de capa amarela (uma pequena obsessão minha é encontrar esse livro) com diversas histórias que eu levava pra cima e para baixo nas andanças pelo prédio onde morávamos.

Lembro da paixão com que meu pai falava do livro Quarup, de Antonio Callado, do brilho nos olhos dele quando contava pedaços do livro nas conversas em família. Lembro da mãe, sempre tão sobrecarregada, mas que encontrava um tempinho para ler. Recordo também dos livros água com açúcar, da Daniele Steel e Sidney Sheldon que sempre estavam presentes, e um pouco mais crescida lembro do respeito que meus pais tinham pelas escolhas literárias dos filhos, meu irmão enveredeou pelo universo das HQ’s e nunca foi censurado por isso, eu gostava das leituras da coleção vagalume, que a mãe fazia questão de comprar para que tivéssemos em casa, mas se queria ler “O alienista” encontrava apoio, diferente do tratamento dos professores que não achavam adequado uma guria de 11/12 anos ler Machado de Assis o.0

Enfim declaro essas duas figuras ímpares e a frente do seu tempo totalmente culpadas pelo meu amor aos livros ;D

0 thoughts on “Meme Literário – Dia 06

  • 6 de October de 2011 at 12:26
    Permalink

    UAU que linda sua história…
    Eu, infelizmente, não tive esta influencia dentro de casa, tudo começou aos meus 17 anos com um bruxinho chamado Harry Potter rsss.
    Adorei seu relato.

    Beijocas

    Reply
    • 6 de October de 2011 at 19:23
      Permalink

      Ei Vivi esse é o grande mérito de Harry Potter, trouxe muita gente para o mundo da literatura 😀
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 6 de October de 2011 at 13:52
    Permalink

    A família é a grande responsável pelo início e formação do futuro leitor. Mais uma vez se comprova essa teoria. Adorei conhecer sua história.
    Bjs

    Reply
    • 6 de October de 2011 at 19:33
      Permalink

      Olá Roseli! Obrigada pela visita, sem dúvida a família é um componente importante para a formação do leitor, se ela incentiva é muito mais fácil.
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 6 de October de 2011 at 18:42
    Permalink

    Mi, também sempre li muito e nunca fui censurado por meus pais pelas minhas escolhas, ao contrário. E como adorava a coleção Vagalume – tenho Tonico até hoje, guardo com carinho pois foi um presente dado por uma pessoal muito especial 😉 era muito bom ser criança nos anos 90.

    Grande beijo.

    Reply
    • 6 de October de 2011 at 19:27
      Permalink

      hehehehe eu ainda tenho vários da coleção vagalume, o que mais me marcou foi “Meninos sem pátria”, foi mesmo muito legal ser criança nos anos 90 ;D
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 13 de October de 2011 at 16:11
    Permalink

    Que legal saber como o vício começou…hehe
    Em casa, minha mãe foi a grande estimuladora. Ela sempre lia para mim e para o meu irmão e comprava livros para a gente. No entanto, acho que há uma predisposição para gostar ou não de ler, pois eu e meu irmão fomos igualmente estimulados e só eu virei fanática por livros. Meu irmão mal lia os livros obrigatórios na escola. Se houvesse internet naquele tempo, com certeza ele seria daqueles que imprime o resumo e olhe lá…
    bjo

    Reply
    • 13 de October de 2011 at 17:32
      Permalink

      @Michelle, Ei xará! Também acho que tem pessoas com mais predisposição para leitura, esse mesmo sem incentivo viram leitores, aqui em casa dos 3 filhos só eu sou fanática, mano enveredou pelas HQ’s e a mana começou a ler só agora e só lê Agatha Christie hehehehehe…
      estrelinhas coloridas…

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *