Para além de palavras e entrelinhas

Eu tenho uma lista de futuras leituras, que eu costumo chamar carinhosamente de alien de crescimento exponencial e ela é massivamente alimentada pelas resenhas feitas pelos amigos que comungam do prazer da leitura comigo, já comprei livros indicados pela Tatá, pelos amigos do Meia Palavra e pelo Alexandre Kovacs que capitanea o ótimo blog Mundo de K. e foi de lá que peguei indicação do livro O Túnel, do Ernesto Sábato, e qual não foi a minha surpresa, ao comprar este livro pela Estante Virtual, que ele me traria bem mais do que uma ótima história.

O último leitor, suponho eu, já que posso apenas supor ser o último, deixou seu rastro no livro: várias passagens grifadas, vários questionamentos nas margens, uma pétala minúscula e um inseto amassado. E tudo isso me emocionou de uma maneira que só um livro de páginas amareladas e lastro de seus leitores é capaz.

Durante a leitura ao me deparar com um grifo me via transportada para além da minha leitura, me pegava questionando quais os motivos que fizeram este leitor ou leitora grifar justamente este trecho, o que estas palavras significaram para esta pessoa, anônima que agora também faz parte da minha história enquanto leitora. Esta experiência é algo que valorizo muito, justamente por isso sou figurinha carimbada nos sebos, tanto virtuais quanto físicos, é algo impressionante como a leitura une as pessoas, muitas vezes de maneiras pouco ortodoxas, já que eu e esse leitor fomos leitores do mesmo livro (objeto) em tempos e lugares diferentes e fomos tocados por ele de forma diferentes, mas mesmo assim estamos ligados por este objeto que já foi dele e agora é meu, o que nós faz também iguais.

estrelinhas coloridas…

Uma opinião sobre “Para além de palavras e entrelinhas

  • 28 de outubro de 2010 em 12:57
    Permalink

    E eu nunca me canso de me surpreender com a forma como tu vê poesia e beleza nas coisas mais simples e belas. É por isso que te amodoro, Mi! 🙂 Tu é mesmo um ser especial… 😉

    Smacks pra ti!

    Resposta
    • 17 de novembro de 2010 em 15:04
      Permalink

      Ah querida que comentário mais especial,tu ès uma querida, obrigada pelo carinho de sempre 🙂
      estrelinhas coloridas…

      Resposta
  • 28 de outubro de 2010 em 13:43
    Permalink

    Não tenho o hábito de comprar em sebos (agora muitos deles virtuais), mas tenho muitos livros herdados de meu pai que costumava anotar e destacar os trechos como você comentou e é sempre uma viagem paralela à leitura. Obrigado pela citaçao gentil ao Mundo de K.

    Resposta
    • 17 de novembro de 2010 em 15:08
      Permalink

      Báh que emocionante deve ser ler os livros de teu pai, sem dúvida uma experiência única!
      estrelinhas coloridas…

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *