O mundo é o que você come

omundoeoquevocecome_2121 O mundo é o que você come: uma família prova que você pode comer cuidando da sua saúde e da saúde do planeta (Nova Fronteira, tradução de Lourdes Sette, 2008, 479 páginas), de Bárbara Kingsolver é o como já diz o subtítulo o relato da experiência de uma família para se alimentar apenas com produtos locais durante um ano, para tanto eles se mudam para uma fazenda centenária, onde cultivam todo tipo de hortaliça imaginável, criam galinhas e perus, os produtos aos quais não tem autonomia para produzirem são comprados de produtores locais, ou então suprimidos do cardápio. Durante este ano eles têm a chance de recriar uma relação mais profunda com seus alimentos, ao perceberem que a comida processada, que para ser produzida precisa desviar rios e consumir combustível, não é tão necessária. O livro é permeado com informações técnicas de como o consumo inconsciente dos alimentos afeta o planeta. O foco do livro não são apenas os alimentos orgânicos, mas também os que não estejam fora da estação na localidade, que seja proveniente de estabelecimentos que tenham toda uma ideologia de comida local, trazendo como embasamento dados preciosos sobre como o ato de comer está intrinsecamente ligado à produção de petróleo, a queima de combustíveis, ao uso indiscriminado de pesticidas, ao confinamento animal, e seus impactos ao meio ambiente.

O livro tem pontos realmente interessantes no que dizem respeito à produção de carne e a opinião desta família em relação ao seu consumo, segundo eles, que por vários anos foram vegetarianos, a produção de carne para abate deve ser de criação livre nos pastos e não em confinamentos (os chamados CAFO’s).

As experiências e dados mostram claramente o descontentamento de uma família estadunidense com a falta de uma tradição alimentar própria de seu país e tentam eles mesmos resgatar uma cultura alimentar há muito suprimida pelos interesses de grandes produtores rurais.

O mais gostoso deste livro é que ele é realmente um relato verdadeiro, meio que diário escrito a seis mãos na verdade (pai, mãe e filha mais velha), que nos mostram que a despeito de gostarmos ou não todos os nossos atos influenciam o nosso futuro, inclusive se alimentar.

9 opiniões sobre “O mundo é o que você come

  • Pingback: O mundo é o que você come

  • 27 de outubro de 2009 em 21:34
    Permalink

    Oi, Mi

    Estou feliz em contar com a sua participação no desafio. Mais ainda por constatar o seu amor pelos livros e o quanto irei aprender contigo com a experiência.

    Já anotei a dica do livro dessa postagem. Me parece muito enriquecedor.

    Beijos

    Resposta
  • Pingback: Notas: mas por que o “i” tem pingo? | Livros e afins

  • 28 de outubro de 2009 em 17:25
    Permalink

    Já encontrei esse livro em algumas livrarias, apesar de ser vegetariano, não fiquei tão entusiasmado em compra-lo… acho que a situação do Brasil é um pouco diferente. Depois de ler sua resenha eu vou colocar esse livro de vlta na minha lista de desejos! um abraço!

    Resposta
  • 13 de novembro de 2009 em 02:44
    Permalink

    Tb sou vegetariana e fiquei interessadíssima nesse livro. Vou colocar na minha lista com certeza. Obrigada 🙂

    Bjinhos, Rê.

    Resposta
    • 17 de novembro de 2009 em 04:22
      Permalink

      Renata, obrigada por tua visita, fico feliz que tenhas gostado da resenha, é um ótimo livro!

      estrelinhas coloridas…

      Resposta
  • 2 de julho de 2010 em 14:15
    Permalink

    Bah, parece muito interessante. Fiquei aqui morrendo de vontade de ler. Será que é fácil de encontrar em bibliotecas?

    Resposta
    • 5 de julho de 2010 em 12:25
      Permalink

      Dani não sei se é fácil de encontrar não, mas se bem que ai na região metropolitana as bibliotecas são melhores, é muito interessante mesmo, adorei o livro.

      estrelinhas coloridas…

      Resposta
  • 15 de setembro de 2011 em 15:16
    Permalink

    Nem sabia desse livro,mas fiquei seriamente interessada.
    Vlw pela resenha. XD

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *