Shakespeare and Company

4183285952_dc54edd5a7

Eu particularmente não conheço um aficionado por livros que não conheça a mais que famosa livraria Shakespeare & Company, em Paris, mas se tu não conheces vem que eu vou te apresentar, e se tu assim como eu já és apaixonado por ela, vem se encantar mais um pouco.

4183283282_de7b8070a7 Fundado inicialmente por Sylvia Beach, em 1919, o estabelecimento tornou-se o centro da cultura literária de língua inglesa na capital da França, tendo visto passar por seus cômodos nomes de peso como James Joyce, Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald. A livraria acabou sendo fechada em 1941, durante a ocupação nazista.

Anos depois, o nome seria adotado por George Whitman para designar sua livraria. Whitman sempre disse pretender transformar o lugar em uma “utopia socialista disfarçada de livraria” – e, em certa medida, o fez, e o faz, até hoje. Qualquer um pode candidatar-se a ocupar uma das camas que dividem o espaço com pilhas de livros. Na década de 50, integrantes da geração beat, tais como William Burroughs e Allen Ginsberg, buscaram guarida nesse local.

Hoje a livraria é administrada por outra Sylvia, a filha de George que foi assim Sylvia Whitmanbatizada em homenagem  à Sylvia Beach. Ela promoveu uma revolução na loja, ao catalogar o acervo e sistematizá-lo, o que convenhamos foi um grande avanço para o negócio que não tinha nem mesmo telefone, mas assim como o pai, ainda abriga jovens escritores, mantendo aura poética que emana do nome “Shakespeare and Company”.

Procurando referências para escrever um pouco sobre este senhor Bibliotemplo, encontrei dois artigos, dignos de estarem no Lumos, e bem certamente aparecerão lá, e que valem mesmo uma visita para compreender e aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre a lendária livraria:

Procura-se uma Utopia – Revista Bravo!

Cadernos de História

 

Imagens por craigfinlay sob licença Creative Commons

 

estrelinhas coloridas…

Uma opinião sobre “Shakespeare and Company

  • 10 de julho de 2010 em 20:44
    Permalink

    Não sabia dessa livraria, adorei o post. Foda mesmo, visitarei no dia que conhecer Paris, fato =p (e procurar mais informações sobre ela… =])

    Resposta
    • 14 de julho de 2010 em 23:26
      Permalink

      Báh que bom que gostou, e ó quando for lá quero fotos hein?! 😉

      estrelinhas coloridas…

      Em 10/07/2010 17:44,

      Resposta
    • 14 de julho de 2010 em 23:21
      Permalink

      Acho que ela é um sonho geral né? Báh eu sonho desde que ouvi falar 😀 estrelinhas coloridas…

      Em 10/07/2010 21:51,

      Resposta
  • 18 de agosto de 2010 em 22:49
    Permalink

    CONHECI AGORA EM AGOSTO DE 2010, ERA UM SONHO MESMO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *