Dia 03 – Você lê resenhas de livros? Elas influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?
Leio, antes lia mais, hoje leio apenas resenhas de blogueiros que confio e respeito. As resenhas são uma das minhas fontes prediletas para novas leituras, gosto de sentir como o resenhista foi tocado pela leitura, os caminhos que levaram ele até aquele livro, quais conexões ele fez e qual o impacto da história na sua formação como leitor, esses elementos em uma resenha me fazem bater o martelo na escolha dos livros que pretendo ler. Mudar minha opinião sobre uma leitura já é mais difícil, o que costuma acontecer é vislumbrar um novo enfoque, uma nova conexão pela percepção de outros leitores, que eu não tenha percebido e neste caso geralmente são associações com símbolos religiosos, por exemplo quando li pela primeira vez “As Crônicas de Nárnia” não sabia nada sobre as influências cristãs que nortearam C.S. Lewis na construção das histórias, só as percebi depois de ler resenhas que citavam estes aspectos, mas minha opinião sobre ele não mudou.
Mi,
É mais ou menos o que acontece comigo: uma resenha pode me fazer “desejar” um certo livro, mas não faz com que desista de ler um outro. Acho que elas te mostram umm caminho, e não os fecham. Ah, pessoalmente sou um pouco desligado para certas referências, e as vezes só enxergo uma ao terminar de ler. Acontece, rs.
Grande abraço e boa semana.
Ah eu sempre acabo aumentando a minha lista de leituras em função das resenhas, mas para lém delas até mesmo alguém falar sobre o livro, sobre como foi importante para ele e tals me faz querer ler também 😉
estrelinhas coloridas….
Tenho esse mesmo pensamento, leio de alguns apenas e gosto desse lado de ver o que não vi, já li livros que não prestei atenção em certos detalhes e depois reli depois de ver uma boa resenha dele. Esse detalhe de Nárnia mesmo que vc citou foi uma. Ótima semana pra ti.
Isso de usar as resenhas alheias como complementação da leitura é um hábito antigo, acho que contextualiza ainda mais a leitura e a enriquece 🙂
estrelinhas coloridas…
Eventualmente leio resenhas, não é um hábito. E elas não só fizeram como fazem com que eu compre um livro. Beijos e boa semana, Mi!
Ah lá no Ex libris não tem resenhas e muitas vezes já quis um livro justamente porque tu falastes dele, o que mais importa pra mim é a paixão com que a pessoa fala do livro, isso sempre me faz querer ler.
estrelinhas coloridas…
Também já li mais resenhas do que leio hoje, e também “filtro” as que leio.
Hoje existem vários blogues que publicam resenhas ridículas e destróem o nome do livro. Fico até assustada com alguns, o pior é que a maioria possui milhares de seguidores e conteúdo zero.
Quando criei o Literatura, Cinema e Cia busquei inspiração nos blogues que leio com frequência e admiro ( o seu é um deles!).
Em geral, as resenhas não mudam minha opinião sobre um livro, gosto de lê-las principalmente para descobrir os diferentes pontos de vista que uma mesma leitura pode proporcionar.
Oi Aléxia!
Fico feliz que tu admiras o Bibliophile, ainda mais que leio o teu blogue e ele tem um conteúdo super bacana, é legal saber que o que escrevo aqui te inspirou a fazer um trabalho tão bom. Tu tens toda razão quando citas as resenhas ridículas, também fico impressionada com a quantidade de blogs com conteúdo pra lá de duvidoso.
estrelinhas coloridas…
Que diferente Mi, sabe que eu percebi o lance Cristão durante a leitura e “escolhi” ignorar, não que eu tenha algo contra (é claro) mas preferi encarar de outro modo. Já as resenhas podem até me fazer querer ler algo, mas não o oposto, a resenha pode detonar o livro e isso não vai mudar a minha vontade de adquirir e ler se ela já existia, fora que muitas vezes tenho vontade de ler exatamente por que foi tão críticado.
Báh eu sou mesmo super desligada para estas questões de religião, geralmente leio e só depois lendo outras resenhas que percebo que outras pessoas fizeram esta conexão, li há pouco “O velho e o mar” e só depois soube de todas as alusões que fazem aos símbolos religiosos que supostamente estão representados no texto, digo supostamente porque para mim eles não disseram nada disso, e é óbvio que um livro é único para cada leitor e para alguém com uma vivência religiosa eles saltem aos olhos. Sabe que eu fico com pé atrás é com livros que ganham muito confete, que são aclamados por todos os blogs, olha o preconceito literário me dominando hehehehehe…
estrelinhas coloridas…