Pequeno Leitor

A literatura e os livros são tão importantes para mim que quando descobri que estava esperando meu filho uma das primeiras coisas que comprei foi uma coleção de livros para ele. Sempre quis proporcionar um ambiente em que ele tivesse contato com livros desde cedo e assim a casa se inundou de obras para crianças. Hoje ele tem 7 anos e e é um pequeno leitor aplicado, tem cadastro na biblioteca e retira livros com frequência, é uma alegria quando chega da escola todo empolgado mostrando os livros escolhidos, adora ir em sebos, livrarias e feiras do livro para aumentar sua biblioteca, lê para o primo menor, enfim acho que deu resultado o meu empenho para que ele se encantasse com o mundo dos livros. Trouxe também umas dicas redigidas há tempos atrás mas que ainda são bem pertinentes:

1 – Dê o exemplo, deixe que seu filho te veja lendo, não adianta querer que ele leia se tu só ficas em frente a televisão! Se tu não fores um leitor, programas voluntários ou governamentais, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria leitura ou então ler para seu filho.

2 – Os livros com ilustrações ricas e coloridas, sem textos ou com bem poucas palavras são ótimos para começar. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar a criança coisas que mais tarde vão ajudá-la a aprender a ler. Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem – que existem espaços entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita.

3 – Ofereça um ambiente letrado, faça atividades com leitura mesmo com bebês e crianças bem pequenas, e continue fazendo com as crianças e jovens que já estão em idade escolar.

4 – Crie uma rotina de leitura, escolha um lugar quieto, sem distrações de TV ou rádio.

5 – Comece a leitura pelo título, mesmo quando pequenas, as crianças devem aprender como os livros funcionam, tu começas na capa e vai virando as páginas até a história acabar. Se eles quiserem, deixe-os segurar o livro e passar as páginas.

6 – Durante a leitura corra as palavras com o dedo. Você não está ensinando a criança a ler, mas ela vai começar a entender que aqueles códigos são importantes porque contam a história.

7 – Para a criança, é importante que a criança perceba que os livros e a leitura são valorizados em casa e também que veja como a a leitura está relacionada a atividades do dia a dia. Chame a criança para ver por exemplo uma receita.

8 – Além de expandir o vocabulário, livros também são importantes para ensinar sobre sentimentos. Cuide a entonação de voz ao ler e pergunte sobre as emoções da criança durante a leitura.

9 – Ajude a criança a relacionar os eventos do livro com os eventos da própria vida. Mostre a bolsa da avó na história e pergunte se ela conhece alguém que usa uma bolsa daquelas, ou ainda, mostre o casaco azul e pergunte a cor do casaco da criança.

10 – Pergunte o que ele acha que vai acontecer na próxima página. É uma boa chance para a criança exercitar a criatividade e recriar a própria história. Ou pergunte o que ele acha de determinado personagem ou situação. Não importa que a criança interrompa a leitura do livro, o importante é estimular a imaginação. Não esqueça de dar tempo à crianca para responder as perguntas e elogiar os resultados.

11 – Quando estiver longe de casa, converse com a criança sobre o livro favorito dela. Tente fazê-la contar a história, completando o que você fala. Ou inventem novas tramas com os mesmos personagens.

12 – Não deixe para contar histórias só na hora de dormir. Leve livros nos passeios, conte histórias no carro, deixe a criança folhear um livro enquanto você faz compras. Em viagens tanto curtas quanto longas os livros são ótimos companheiros das crianças

13 – Aproveite a atividade e o tempo de leitura. Ler junto é divertido e é uma oportunidade ideal de trocar um carinho ao mesmo tempo.

14 – Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então começe a desenvolver o hábito de brincar com a criança, instigando-a dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isto significa?"

0 thoughts on “Pequeno Leitor

  • 23 de November de 2011 at 13:08
    Permalink

    Me orgulho de mesmo no corre corre do dia a dia de ler pra minha filha quando pequena, de comprar milhões de livrinhos pra ela, de todos os tamanhos, cores e formatos. Quando começou a ler mesmo eu não lia sozinha, ela lia uma página ou parágrafo e eu lia outra, assim até acostumar a ler textos grandes, chegou a fase da preguiça e eu comprava gibi, mas tinha que ler alguma coisa, hoje ela tem 14 anos e tem mais livros que eu, sem falar nos que lê online.

    Reply
    • 25 de November de 2011 at 20:15
      Permalink

      @ANGÉLICA CIRNE COIMBRA, ah que legal isso, acho fundamental para formar leitores que se faça assim como tu, respeitando a maturidade e os gostos dos pequenos 🙂
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 23 de November de 2011 at 16:05
    Permalink

    Puxa Mi, que legal esse post!

    Acho que se um dia tiver um filho vou fazer de tudo para torná-lo uma traça de biblioteca, do contrário, para quem deixarei meus livros? hehehe…
    Mais deve ser super gratificante conseguir transformar uma criança num leitor em potencial!

    Reply
    • 25 de November de 2011 at 20:17
      Permalink

      @Aléxia, ah que bom que gostou do post, é mesmo gratificante ver ele se formando leitor 🙂
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 24 de November de 2011 at 02:18
    Permalink

    Que fofo Mi!
    Já falei sobre isso no meu blog, mas aprendi a ler justamente quando minha mãe lia para mim, seguindo as linhas com os dedos…
    Eu não tive filhos, infelizmente, adoraria ter enchido os meus filhos de livros… e de brinquedos também! Lembro que gostava porque meu avô sempre chegava para me ver trazendo alguma coisa. Meus pais às vezes também faziam isso. Nada caro, o legal era ter sido lembrada. Uma revistinha, uma barrinha de chocolate, canetinhas, pacotinhos de figurinhas… coisinhas baratas e pequenas que cabiam nos bolsos (ou bolsa). No caso do meu avô, ele sempre trazia jujubas. Eu não gostava de jujubas, mas adorava quando ele chegava com o pacotinho…
    Beijos.

    Reply
    • 25 de November de 2011 at 20:19
      Permalink

      @Mom – Míriam, que história linda, os gestos mais singelos geralmente são os que mais nos marcam mesmo, teu avô era um fofo 🙂
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 24 de November de 2011 at 06:21
    Permalink

    Eu também faço a minha parte para criar boas leitoras em casa. A pequenininha chora quando não tem storytime de noite. 🙂 A mais velha, bem, confessou recentemente que não gosta de ler, pra minha profunda decepção. Ainda tô pra escrever sobre isso no meu blog.

    Reply
    • 25 de November de 2011 at 20:21
      Permalink

      @Ana, jura? Nem sei o que te dizer, affff ela já falou porquê? Vai ver ainda tem volta hehehehe o guri sempre reclama se não conseguimos fazer a leitura “de capítulos” antes de dormir hehehehe…
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 24 de November de 2011 at 16:22
    Permalink

    Mi, post maravilhoso! Comecei a ler cedo, e em grande parte graças a dedicação de meus pais, que sempre me incentivaram – achava hilário ver meu pai ler usando óculos, rsrs – e este estímulo é fundamental. Adorei principalmente a dica número 6, nunca tinha parado para notar o quanto é importante fazê-lo – e o quanto facilita a vida dos pequenos, mostrando de onde vem toda aquela história. Deu vontade de falar de alguns livros que li quando criança – A Casa Sonolenta é excelente – vou preparar um post.

    Grande abraço.

    Reply
    • 25 de November de 2011 at 20:23
      Permalink

      @Luciano A.Santos, Ah A Casa Sonolenta é um dos prediletos aqui em casa, chega a estar com a encadernação capenga de tanto que já foi lido e relido 🙂
      Estou esperando o post 😀
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • Pingback: Blog do Livronauta (SEBO) » Pequeno Leitor

  • 28 de November de 2011 at 12:30
    Permalink

    Achei maravilhoso este texto, mencionei ele no nosso blog! Parabens por pensamentos que elevam…..

    Reply
    • 2 de December de 2011 at 12:35
      Permalink

      Olá @Alejandro Rubio, Obrigada pela visita e pelo gentil comentário, fico feliz em saber que gostastes.
      estrelinhas coloridas…

      Reply
  • 28 de November de 2011 at 13:51
    Permalink

    Adorei o post e as dicas!
    Quando eu tinha uns 7-8 anos, minha mãe acompanhou meu irmão e eu até a biblioteca para fazermos o cartão. Mas meu irmão, que nunca gostou de ler, só ia até a biblioteca porque eu o arrastava para pegar livros no cartão dele…hehe.
    bjo

    Reply
    • 2 de December de 2011 at 12:38
      Permalink

      @Michelle, Que legal que tua mãe incentivava vocês a lerem, mas enfim assim como tu, também acho que algumas pessoas tem mais predisposição a gostarem de ler 😉
      estrelinhas coloridas…

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *