Ex libris é uma expressão latina que significa literalmente “dos livros” empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex libris é um complemento circunstancial de origem (ex + caso ablativo) que indica que tal livro é “propriedade de” ou “da biblioteca de”.
O forma mais comum de Ex libris é uma etiqueta com uma ilustração, brasão, ou logotipo e a expressão ex libris seguida do nome do proprietário, afixada na folha de rosto ou contracapa do livro.
Um ex libris pode conter um lema ou mesmo uma citação, este é o caso do ex libris do bibliófilo José Midlin, de quem sou fã assumida, como ele mesmo nos conta em seu livro “No mundo dos livros”, a filha dele usou uma frase de Montaigne para fazer o Ex-libris dele e de sua biblioteca fantástica, essa citação é nas palavras dele o seu lema de vida. Ela está em francês e diz: Eu não faço nada sem alegria ( “Je ne fait rien sans gayeté”)
A origem do Ex libris é um pouco controversa. Existem duas correntes sendo que uma diz ser o primeiro, o de Hildebrand Brandenburg de Biberach, uma gravura em madeira, representando um anjo a segurar um brasão de armas e colorido à mão por volta de 1480. Já a outra afirma ser o mais antigo o do rei da Boemia, o Ex Libris armoriado de Georgis de Podebrady, falecido em 1471.
No Brasil, provavelmente o primeiro Ex Libris pertenceu a Manuel de Abreu Guimaraens, que vivia na cidade de Sabará no século XVIII.
No Brasil, o “ex-líbris” da Biblioteca Nacional foi criado em 1903 pelo artista Eliseu Visconti, responsável pela introdução do art-nouveau nas artes gráficas do País.
Bom por hoje é isso, daqui um tempo volto ao assunto.
Referências: BEZERRA, José Augusto. Ex Libris: a marca de propriedade do livro. Disponível aqui. BODMER, Paulo. O Ex Libris é o retrato do seu dono. disponível aqui. MINDLIN, José. No mundo dos livros. Rio de Janeiro: Agir, 2009. MORAIS, Rubem Borba de. O bibliófilo aprendiz. Rio de Janeiro: Casa da Palavras, 2005. Mais sobre Ex libris: A arte do Ex Libris Sebo Bazar das Palavras Bibliomanias
Mi, amei saber mais sobre o ex-libris ! Achei super interessante, isso quer dizer que nós podemos criar o nosso proprio ex -libris ? Ansiosa para os próximos posts ! Beijos !!
Vou correndo nos sites indicados, obrigada Mi !! Bjs !
Ah, mais uma coisa, quero fazer um blog para anotar minhas leituras e estava quebrando a cabeça com o nome, agora já achei, obrigada por essa inspiração Mi ! Bjs !!
Mi, voltei novamente, estou lendo lá no Sebo Bazar das palavras sobre a maldição do Ex-libris e me ocorreu que eu precisaria de uma dessas para aqueles que pedem meus livros emprestados e nunca mais devolvem, kkkkkkk ! Beijo grande !!
Uauuu que bom que o post rendeu assim 😀 me passa o link desse blog de leituras e qual vai ser o nome?! 😛 Sim cada pessoa pode criar o seu, eu mesma comecei a estudar desenho para poder expressar as ideias que tenho para o meu!
estrelinhas coloridas…
Legal, nunca havia ouvido falar sobre o assunto.
Um dia a minha biblioteca também terá um: “Hodie mihi, cras tibi.”
Cordiais saudações.
Olá Paulo, seja bem-vindo ao Bibliophile, fico feliz que tenhas gostado!
estrelinhas coloridas…
Mi,
Tem um selinho para você no meu blog 🙂
bjoo
Mi amoooo seus posts, esse então imperdível!!!!
Mi!!!! Minha amiga oculta querida,
Meu presente chegou hoje ebaaaaaaaaaaaa
Obrigada , obrigada, obrigada!!! Tãooo lindo!! Adorei o livro mais vou confessar que gostei mais dos marcadores 😀
Ameiii tão fofos! E o cartão tão lindinho!!
Obrigada pelo carinho 😉
Onde vc mora que não achava os livros? rs fiquei curiosa.
bjoo
Eba!!! Que bom que tu gostou! 😀 Aqui é difícil encontrar livros sim, compro quase tudo pela net, mas o teu eu queria enviar logo Báh fiquei muito feliz mesmo que tu gostou dos marcadores!
estrelinhas coloridas…
Mi!!!!!
Eu adoro ex-libris! Tu tá fazendo um, é? Quero ver!
E o que houve com a estante dessa quinta? Eu tive uma enxaqueca ferrada ontem e não podia nem olhar para o computador… Meu marcadores vai ficar para a próxima quinta… Tô de férias! Só volto a trabalhar no dia 04 de janeiro! Yes!!!
Smacks pra ti!
Affff houve uma autora fajuta e doente e que não deixa post agendado KKKKK Que beleza de férias hein… pra mim só na terça ainda!
estrelinhas coloridas…
Oi, Mi,
Que bacana seu blog. Gostei desse post pq nem conhecia a expressão ex-libris. Bem interessante.
Bjos,
Paulinha
Olá Paula! Que bom que achastes o post interessante e que gostastes do blog! Eu adoro o assunto!
estrelinhas coloridas…
Mi querida ! Obrigada pela inspiração e pelo artigo esclarecedor, não deixe a gente na curiosidade por muito tempo a respeito da segunda parte hein ? :o) A proposito, fiz um blog só para postar sobre livros e tomei a liberdade de te linkar, tá ?
Beijo grande e boas festas para vc e sua familia !!
Que delícia, um novo blog de leituras! Adorei! Logo, logo tem outra postagem sobre ex libirs! Claro que podia linkar 😀
estrelinhas coloridas…
Pingback: Bookplates | Bibliophile
Pingback: Confissão de um verdadeiro crime bibliográfico | Bibliophile
Cheguei neste post pelo seu post de hoje. No meu ex libris – na verdade nem sabia que isso existia até hoje – coloquei um QR code. Se o meu livro sumir o QR code leva a um formulário de contato. Mas para aqueles que pensarão com o QR code é só um desenho estranho, eu coloquei meu e-mail também.
Quando mostrei a etiqueta pronta para minha mãe, ela falou: Que desenho estranho é esse que você arrumou? O que ele significa?
Oi @Érica, que bom te ver aqui 🙂
Fiquei curiosa para ver o teu ex libris, adorei a tua ideia.
estrelinhas coloridas…
Gostei da explicação. Nunca entendi essa expressão “ex libris” . Valeu. Não sei onde você mora , mas deduzi que é do sul do Brasil. Abraço.
Olá @Virginia, que bom que gostastes do artigo. Tua dedução estás certa, sou do Rio Grande do Sul, minha escrita e minha fala me denunciam hehehehehe…
Obrigada pela visita 🙂
Nossa adorei saber disto, farei o meu, ao invés de só escrever meu nome nos livros… assim é bem mais interessante!!
Olá @Débora, que bom saber que gostou de conhecer mais sobre ex libris, é um dos meus assuntos prediletos 🙂