Faz dias que terminei minha primeira leitura para o Desafio Literário e confesso que demorei para escrever a resenha, assim como demorei para decidir o livro. Decididamente, este tipo de literatura, mais água com açúcar não é para mim 😉
E vamos a resenha:
O vinhedo (editora Bertrand Brasil, 2006, 434 páginas), de Bárbara Delinski nos leva para o Vinhedo de Aquonset junto com Olivia Jones, que foi contratada para escrever as memórias da dona do local, Natalie Seebring, cuja família considera uma mulher refinada e dedicada as rodas sociais mas que choca a todos quando seis meses após ficar viúva anuncia seu casamento com um empregado do vinhedo. Diante da indignação do filho e da filha, é que ela resolve escrever sua história, na esperança de que eles compreendam suas motivações.
Olívia vê sua ida para Aquonset como uma tábua de salvação, ela está prestes a ficar desempregada, sua filha sofre de discriminação por ser disléxica, tem um namorado de quem não gosta, sua mãe a abandonou quando ela tinha 17 anos e seu maior sonho é ter uma família.
A ida para Aquonset mostra a Olívia uma realidade e uma história bastante diferente da que ela havia idealizado através das fotos de Natalie que ela restaurou. Ela então precisa desconstruir este imaginário para se abrir para a história real.
Natalie é uma personagem forte, que soube usar as adversidades como propulsores para a luta diária da vida. As partes em que relata suas memórias para Olívia são sem dúvida uma parte muito interessante da trama, fazendo inclusive com que Olívia deixe de enxergar o passado com lentes cor de rosa.
O que incomoda na história é a previsibilidade dos acontecimentos, não há surpresas, os clichês percorrem os dois fios narrativos do livro, a história de Natalie e a história de Olívia.
estrelinhas coloridas…
Gostei do tema, o pano de fundo dá a impressão de um livro que seria gostoso de ler, que pena que achou previsível. Boa resenha, obrigada!
Bjo.
Eu tive essa mesma impressão, de que seria um livro gostoso de ler, mas não foi pra mim mesmo. Obrigada pela tua visita! estrelinhas coloridas…
Oi Mi,
embora esse livro seja da Bertrand, eu apoio sua escolha. O estilo dele é bem de banca mesmo. Mega açucarado!
Eu tb li, e até que gostei, mas com várias reservas.
bjs
Driza
Oi Driza Pois é eu vi o nome da BD lá nos sites das editoras que a Vivi indicou e pensei que todos dela fossem por estas editoras, nem percebi quando comprei no sebo que não era 😉 Obrigada por tua visita! estrelinhas coloridas…
Ei Mi,
Ah eu também não sou chegada nestas histórias muito previsíveis e cliches não, acho que minha veia romântica está com defeito rsrs
Apesar disso da Nora Roberts eu gostei de todos que li até hoje mais da Barbara acho que nunca li ou então tem muito tempo 😛
Comprei semana passada o livro do mês que vem do desafio e parece ótimo, tomara.
bjoo
Acho que fui eu que errei ao escolher só pelo título, fui bem às cegas mesmo, mas leitura é sempre uma experiência válida! estrelinhas coloridas…
Olá! É a primeira vez que visito o seu cantinho… Adorei! Adorei seu primeiro livrinho do Desafio!
Estou te seguindo…
Visita o meu cantinho, também!
Beijos,
Náh
Oi, obrigada pela visita, que bom que gostastes do blog!
estrelinhas coloridas…
… mas romance de banca e’ cliche mesmo … que bom que gostou apesar das ressalvas, ate’ fevereiro
Então Larissa acho que não fechei muito com o estilo da autora mesmo, já li outros que gostei mais do que esse, mas leitura é sempre bom 😀 estrelinhas coloridas…
Oi, Mi, querida!!! Não sei o porquê, mas não sinto simpatia por esse autora. Nunca me animei a comprar os seus livros. E sua ótima resenha reforçou isso. Bons ventos literários para você nesse desafio!
Beijocas
Pois é Vivi acho que errei na escolha mesmo 😀 mas o desafio deixa todos animados!
estrelinhas coloridas…
Bom essa categoria de literatura realmente não traz grande surpresas.. sao todas previsiveis… Mas nao conheco essa autora, nunca li nenhum livro dela
Mas tem aoutras alguns que sao muito boas…
Bjinhuxxx
Oi Kézia
Obrigada pela visita. É não traz muitas surpresas mesmo, mas acho que escolhi errado mesmo assim, estou garimpando nas resenhas do desafio para escolher outro e dar mais uma chance ao gênero.
estrelinhas coloridas..
Bela resenha…e mesmo a história sendo previsivel, me deu muita vontade de le-la….ate fevereiro….bjus elis!!!!!
Olá Elis! Que bom que gostastes da resenha e ainda mais que ficou com vontade de ler o livro. Até fevereiro…
estrelinhas coloridas…
Oi MI,
Eu não sou grande conhecedora do gênero Romance de Banca, li o primeiro para o desafio, e o que eu li era até bom, mas também não teve grandes surpresas, eu acho que é assim mesmo.
Bjoss!
Pois então acho que assim mesmo, que bom que o livro que tu lestes era bom! estrelinhas coloridas…
obrigada pelo comentário lá no blog. 🙂
tenho vontade de ler essa autora, já haviam me falado bem dela.
e gosto um pouco de histórias previsiveis apesar de não ser as preferidas.
beijos
Oi moça! Pelo que vi eu que escolhi mal, porque dizem que tem livros dela bem melhor que esse.
estrelinhas coloridas…
Eu estou lendo esse livro agora. O início da história é bem chatinho, mas não desisti do livro e agora que conheço melhor os personagens estou me sentindo mais no clima do livro.
Em relação aos clichês é algo tão comum nesses tipos de livros que os aceito como parte da trama… rs
Adorei a resenha e vou acompanhar seu blog.
Super beijo.
Olá Juliana!
Então eu também acho que os clichês fazem parte do pacote mesmo, mas essa história realmente não me fisgou, como te falei no twitter criei expectativas altas e pior sem nenhum fundamento ai é difícil mesmo não ser decepcionante, mas é como sempre digo toda leitura é válida.
estrelinhas coloridas…