Agatha Christie nos traz mais uma aventura do detetive belga Hercule Poirot, desta vez ele é chamado por um desconhecido, P.T. Renauld e parte junto de seu amigo Hastings para a França, mas logo ao chegar descobre que seu contratante foi assassinado.
A trama é como sempre engenhosa, cheia de segredos e reviravoltas. Durante as investigações Poirot ainda se depara com o intragável investigador Giraud que quer a todo custo demonstrar que os métodos de Poirot são ultrapassados, desacreditando-o perante a comunidade policial. Esse clima de tensão entre os dois permeia toda a história, culminando com uma aposta entre os dois: quem encontrar o assassino levará 500 francos. e Giraud acredita já ter pego o assassino, mas obviamente que está enganado, mas nós leitores que acreditamos já saber a identidade do assassino somos tomados de surpresa com mais uma reviravolta nos acontecimentos.
O intrincado quebra-cabeças criado por Agatha Christie vai sendo montado por Hercule Poirot com maestria de quem sabe fazer um bom uso de sua massa cinzenta e como sempre nos proporciona uma leitura prazeirosa.
Esta leitura faz parte do Projeto Agatha Christie capitaneado pela minha amiga Tatá.
estrelinhas coloridas…