Lumos

#lumosmaxima

1 – O Quintana de seus livros – Carlos André Moreira fala sobre as novas edições dos livros do poeta mais querido dos gaúchos e publica uma entrevista imaginária muito legal.

2 – Estudando, hein? – Texto ótimo do Tuca, lá no blog O leitor comum, garantia de risadas homéricas 😉

3 – Traduzindo Mrs. Dalloway – A querida tadutora Denise Bottmann está traduzindo Mrs. Dolloway de virginia woolf, e criou uma espécie de diário de bordo, imperdível.

4 – A casa onde Jane Austen ainda vive – No blog da L&PM uma homenagem à minha eterna favorita e um video que mostra a casa onde ela passou os últimos meses de vida lá não há nenhuma réplica: tudo é real e pertenceu à Jane Austen.

5 – Por falar em liberdade (I) e (II) – dois textos em que o Tuca fala sobre super badalado livro Liberdade de Jonathan Franzen, lançado aqui no Brasil pela Companhia das Letras, lá no blog do Meia Palavra.

#nox

Uma estante de quinta

A estante de hoje é impressionante e tem uma história super legal: a rede de lojas Ikea mantém um blog em que são postados projetos em que as pessoas fazem costumizações dos móveis da marca e esta estante é uma colcha de retalhos de um modelo de estante vendido nas lojas, foram usadas 60 estantes "Billy / Benno Bookcases" para montar esta biblioteca, algumas foram usadas como são vendidas e as outras foram adaptadas e usadas invertidas, o resultado é uma biblioteca de perder o fôlego 😉

Lumos

#lumosmaxima

1 – Cidades que se tornaram personagens na literatura – Kovacs em um excelente artigo, lá no blog O Mundo de K.

2 – Livros que não existem (!?) – Artigo com uma reflexão bem interessante surgida do livro “O livro dos livros perdidos” de Stuart Kelly.

3 – Os sem-bibliotecas – Carol Bensimon fala do assombro diante de uma mostra de decoração que não tem um único ambiente projetado para receber livros.

4 – A importância do seu primeiro livro – No blog Grifo Nosso, Dani Toste escreve sobre como as primeiras leituras influenciam na aquisição do gosto pela leitura.

5 – O Dia Mundial do Rock em ritmo literário – O blog da L&PM criou uma playlist inspirada em livros e rock!

#nox

p.s. a imagem que ilustra o post é  de uma casa projetada para que haja o maior número possível de estantes, design de Kazuya Morita Architecture Studio.

Ler para crescer

Faz tempo que não rola uma indicação de livro para a criançada aqui no blog, vou corrigir este lapso trazendo um livro que tem sido lido e relido incontáveis vezes por aqui: Historinhas Malcriadas da Ruth Rocha. São quatro histórias super engraçadas, com uma linguagem coloquial onde a autora explora as "mal-criações" das crianças de uma forma irreverente. A delícia do livro começa já no sumário, diante dos títulos pra lá criativos das histórias: O dia em que mordi Jesus Cristo, Apanhei assim mesmo, Bom pra tosse e O dia em que meu primo quebrou a cabeça do meu pai, é impossível não rir com estas histórias.

Além do texto excelente, o livro ainda é ilustrado ricamente pelo traço lindo de Mariana Massarani.

Persuasão, finalmente!

E hoje tem postagem especial em homenagem ao lançamento do livro Persuasão de Jane Austen por uma de minhas editoras prediletas: L&PM Editores. Além de proporcionar ao público o acesso a uma obra há muito sem edição decente no Brasil, a editora ainda caprichou ao utilizar no projeto gráfico esta capa em estilo vintage que enche os olhos, sem fala na tradução de Celina Portocarrero. Fica aqui o registrado meu agradecimento à Editora L&PM e também a esperança de ver os outros quatro títulos da autora nesta mesma coleção.