Para começar a última semana de novembro cheia de alegria uma ilustração linda, doce e inspiradora 😉
Mês: novembro 2011
Lumos
#lumosmaxima
1 – Os últimos dias de Tolstói – Para saber um pouco mais sobre os últimos meses de vida do autor de Guerra e paz, no blog da L&PM
2 – Coleção Clássicos Aventura – No blog sobrecapas, Samir mostra uma coleção de 2004 com capas lindas.
3 – Afinal, de que serve a literatura – Uiara Nunes escreveu um artigo bem interessante sobre a utilidade da literatura, no blog do Meia Palavra
4 – Cheirando livros – A norte-americana Rachael Morrison começou o curioso projeto “Smelling the Books” (Cheirando os livros), no qual ela pretende cheirar os 300 mil volumes da biblioteca do MoMA (Museum of Modern Art), de Nova York.
5 – O ritual literário de Georges Simenon – Saiba um pouco mais sobre as manias do escritor, no blog da L&PM.
#nox
Uma estante de quinta
Pequeno Leitor
A literatura e os livros são tão importantes para mim que quando descobri que estava esperando meu filho uma das primeiras coisas que comprei foi uma coleção de livros para ele. Sempre quis proporcionar um ambiente em que ele tivesse contato com livros desde cedo e assim a casa se inundou de obras para crianças. Hoje ele tem 7 anos e e é um pequeno leitor aplicado, tem cadastro na biblioteca e retira livros com frequência, é uma alegria quando chega da escola todo empolgado mostrando os livros escolhidos, adora ir em sebos, livrarias e feiras do livro para aumentar sua biblioteca, lê para o primo menor, enfim acho que deu resultado o meu empenho para que ele se encantasse com o mundo dos livros. Trouxe também umas dicas redigidas há tempos atrás mas que ainda são bem pertinentes:
1 – Dê o exemplo, deixe que seu filho te veja lendo, não adianta querer que ele leia se tu só ficas em frente a televisão! Se tu não fores um leitor, programas voluntários ou governamentais, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria leitura ou então ler para seu filho.
2 – Os livros com ilustrações ricas e coloridas, sem textos ou com bem poucas palavras são ótimos para começar. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar a criança coisas que mais tarde vão ajudá-la a aprender a ler. Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem – que existem espaços entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita.
3 – Ofereça um ambiente letrado, faça atividades com leitura mesmo com bebês e crianças bem pequenas, e continue fazendo com as crianças e jovens que já estão em idade escolar.
4 – Crie uma rotina de leitura, escolha um lugar quieto, sem distrações de TV ou rádio.
5 – Comece a leitura pelo título, mesmo quando pequenas, as crianças devem aprender como os livros funcionam, tu começas na capa e vai virando as páginas até a história acabar. Se eles quiserem, deixe-os segurar o livro e passar as páginas.
6 – Durante a leitura corra as palavras com o dedo. Você não está ensinando a criança a ler, mas ela vai começar a entender que aqueles códigos são importantes porque contam a história.
7 – Para a criança, é importante que a criança perceba que os livros e a leitura são valorizados em casa e também que veja como a a leitura está relacionada a atividades do dia a dia. Chame a criança para ver por exemplo uma receita.
8 – Além de expandir o vocabulário, livros também são importantes para ensinar sobre sentimentos. Cuide a entonação de voz ao ler e pergunte sobre as emoções da criança durante a leitura.
9 – Ajude a criança a relacionar os eventos do livro com os eventos da própria vida. Mostre a bolsa da avó na história e pergunte se ela conhece alguém que usa uma bolsa daquelas, ou ainda, mostre o casaco azul e pergunte a cor do casaco da criança.
10 – Pergunte o que ele acha que vai acontecer na próxima página. É uma boa chance para a criança exercitar a criatividade e recriar a própria história. Ou pergunte o que ele acha de determinado personagem ou situação. Não importa que a criança interrompa a leitura do livro, o importante é estimular a imaginação. Não esqueça de dar tempo à crianca para responder as perguntas e elogiar os resultados.
11 – Quando estiver longe de casa, converse com a criança sobre o livro favorito dela. Tente fazê-la contar a história, completando o que você fala. Ou inventem novas tramas com os mesmos personagens.
12 – Não deixe para contar histórias só na hora de dormir. Leve livros nos passeios, conte histórias no carro, deixe a criança folhear um livro enquanto você faz compras. Em viagens tanto curtas quanto longas os livros são ótimos companheiros das crianças
13 – Aproveite a atividade e o tempo de leitura. Ler junto é divertido e é uma oportunidade ideal de trocar um carinho ao mesmo tempo.
14 – Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então começe a desenvolver o hábito de brincar com a criança, instigando-a dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isto significa?"
Lumos
#lumosmaxima
1 – Maisons des Illustres – Kika fala das delícia de se visitar casas de escritores que viraram museus, e também do selo "Maisons des illustres", no blog do Meia Palavra.
2 – A Biblioteca que cumpriu sua missão – Um lindo registro sobre a Biblioteca Moacyr Scliar, que funcionou no cais do porto, durante a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre.
3 – The Books They Gave Me – Um tumblr que conta a história por trás de livros que as pessoas ganharam de presente durante relacionamentos que não deram certo. (via @ciadasletras)
4 – Jane Austen envenenada por arsênico? – Mais uma teoria sobre a morte da escritora inglesa.
5 – Jane "Vintage" Austen – No blog da L&PM conhecemos um pouco mais sobre o trabalho da artista Birgit Amadori, responsável pelas capas lindas lançados pela editora.
#nox
Desafio Literário 2012
Depois de um ano conturbado em que as resenhas dos livros lidos para o Desafio Literário ficaram fora da ordem de prioridades, confesso que quando vi o lançamento do Desafio Literário 2012 pensei em não participar, mas eu gosto de desafios, gosto de vencê-los e ainda por cima gostei muito dos temas propostos para este ano. Estou elaborando minha lista, como sempre vou priorizar os livros disponíveis na minha biblioteca, mas pasmem, tem categorias que não tenho nenhum, como "Viagens do Tempo", "Escritor Africano" e "Prêmio Jabuti" e assim o DL mais uma vez me ajuda a ampliar meus horizontes literários, sugestões são bem-vindas 😉
A lista de temas é a seguinte:
Janeiro 2012
Literatura Gastronômica – mês dedicado ao sabor da leitura. Afinal, leitura sem gosto não tem a menor graça. Em razão disso, propomos um tema leve, divertido e saboroso; sejam em forma de crônicas, poesias, romances, diários, biografia, memórias e demais gêneros que versem sobre a temática da comida. ATENÇÃO: Livros contendo apenas receitas não valem.
Fevereiro 2012
Nome Próprio (de pessoas) – existem personagens cujo imenso carisma ganha logo destaque na capa de um livro. E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título seja um nome próprio – e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca. ATENÇÃO: apenas nome próprio de pessoas!
Março 2012
Serial Killer – O tema é autoexplicativo, mas para não dar margem às dúvidas, vamos lá: Literatura policial em que há a combinação de (policiais/detetives), investigação e, claro, homicídios seriados.
Abril 2012
Escritor(a) oriental – que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc…
Maio 2012
Fatos Históricos – Esse mês será destinado à leitura de romances cuja trama apresente acontecimentos que marcaram a história nacional ou mundial. Frisando, apenas romances. Não valem livros de História Geral, nem biografias.
Junho 2012
Viagem no Tempo – romances que abordem a ida de viajantes do tempo para o passado ou futuro. Se eles voltam ou não, só a história dirá. Em tempo: Livros científicos ficam de fora.
Julho 2012
Prêmio Jabuti – Esse é o prêmio mais importante do cenário literário brasileiro. E conta com 29 categorias, mas para fins do Desafio literário valem apenas as categorias Livro do Ano e Romance, de qualquer uma das 53ª edições da referida premiação leitura. Para abrir mais o leque de opções: Além das obras ganhadoras, é permitida a leitura das obras indicadas ao prêmio. Clique no link abaixo e pesquise: http://www.cbl.org.br/jabuti/telas/edicoes-anteriores/
Agosto 2012
Terror – O tema impõe a regra: tem que ser história que mete medo. Pode ser suspense psicológico ou sobrenatural, isto é, valem tanto as histórias com personagens sobrenaturais (vampiro, zumbi, bruxas, lobisomem…) como as narrativas com personagens humanos.
Setembro 2012
Mitologia universal – Romances, poesias, contos que abordem mitos e lendas de culturas distintas (brasileira, Greco-romana, céltica, indiana, mexicana, nórdica, etc…). É um universo de opções!!! Mas até que Setembro chegue, há um bom tempo para a pesquisa e aquisição. É manda ver.
Outubro 2012
Graphic Novel – Vamos nos divertir mais! Para quem não sabe, Graphic Novel é um romance gráfico com enredos longos e complexos no formato de história em quadrinhos. ATENÇÃO: não valem gibis, aqueles de periodicidade mensal.
Novembro 2012
Escritor(a) africano – que tal ler um autor nascido na grande mãe África? Pegue o mapa e monte o seu roteiro literário pelo continente africano.
Dezembro 2012
Poesia – A correria típica do mês pede descanso, especialmente, para a alma. Vamos de lavar a alma com poesia! De qualquer forma e jeito, valem Haicais, acrósticos, épicos, cânticos, elegias…, em outras palavras, pesquise, pesquise, pesquise!)
Para quem quiser participar vale conferir os links ai embaixo e ficar atento que o prazo de inscrições é até 15/12/2011
Uma estante de quinta
Lumos
#lumosmaxima
1 – Dois livros apaixonados – Mourir Aupres de Toi (Morrer ao seu Lado) é a história de amor perfeita para bibliófilos: à noite, na famosa livraria Shakespeare and Company, em Paris, o esqueleto de Macbeth sai da capa da peça escrita pelo bardo inglês para encontrar-se com Mina Harker, mocinha da fábula do conde Drácula. IMPERDÍVEL!!!
2 – O cemitério de Praga – Anica fez uma resenha batuta sobre o livro de Umberto Eco.
3 – Os que não sairam na foto – Luiz Schwarcz escreveu um texto emocionante sobre a equipe da Editora Companhia das Letras.
4 – Ilustrações de livros infantis – O The New York Times Book Review anunciou a lista com as 10 melhores ilustrações de livros infantis (em inglês)
5 – Viajando no mundo das capas – Yago fala sobre as capas dos três primeiros livros da série Harry Potter pelo mundo.
#nox
O que meus livros dizem sobre mim
Quando estava encaixotando meus livros para a mudança fui percebendo o quão aleatória é minha biblioteca. Nela convivem lado a lado autores tão díspares quanto Ranier Maria Rilke e J.K. Rowling ou Neil Gaiman e Jane Austen, que me pergunto se sou apenas eu que tenho gostos e predileções tão ecléticas ou se isso é uma marca de quem tem a leitura como combustível de sobrevivência. É bastante óbvio que não tenho resposta para esse dilema existencial, no entanto me divirto pensando quais foram as etapas da minha linha evolutiva que permitiram que eu me deliciasse tanto com Harry Potter quanto com O Tempo e o Vento, e na verdade acredito que a leveza com que percorro obras tão diversas faz que a minha biblioteca tenha uma certa coerência em sua aleatoriedade e também que ela diz muito mais sobre mim do que pode parecer a primeira vista. Olhando para meus livros vou identificando minha clara predileção por fantasia, autores ingleses e gaúchos. Meu apreço por psicologia e astronomia também marcam presença, assim como os livros em que os livros são personagens. Meu crescente interesse por teorias da evolução e tecnologia começam a tomar seu lugar entre as biografias e livros de contos e assim de livro em livro vou edificando a pessoa que sou.